Sobre Nós
A MEX - Moçambique Expresso, SA. é uma empresa de capitais moçambicanos que opera no ramo de transporte aéreo nos mercados doméstico e regional.
A empresa surgiu nos meados da década 1980. Começou como Departamento de Operações Especiais da LAM, operando com aviões de pequeno porte para a assistência humanitária a favor de Organizações Não Governamentais tais como a Save the Children e a World Vision, para alguns programas do sistema da Nações Unidas em Moçambique e para o então Departamento de Prevenção e Combate às Calamidades Naturais (DPCCN).
A operação consolidou-se nos finais da mesma década (1980) numa parceria com o DPCCN e a Save the Children, com o estabelecimento de pontes aéreas para as regiões afectadas pela guerra e pela fome, através da distribuição de mantimentos, agasalhos e outros bens. Esta operação foi inicialmente realizada com aviões alugados e depois foram adquiridos aviões cargueiros do tipo Casa 212 (C212). Mais tarde a frota de aviões cresceu com a aquisição dos Cessna 402 e dois King-Air 200.
Com o crescimento da frota de aviões, foram iniciadas carreiras regulares de passageiros para Matsapa, na Swazilandia, e mais tarde voos regulares a partir da Beira para Harare, no Zimbabwe, Lilongwe e Blantyre, no Malawi. Igualmente foram realizados voos regulares para vários pontos do país não servidos pelas aeronaves de grande porte.
Com o fim da guerra em 1992 a utilização da frota reduziu e foram surgindo novos segmentos de mercado. Assim, foi preciso repensar no papel das Operações Especiais num novo contexto, fora do programa de emergência e num país em crescimento.
A 1 de Setembro de 1995, a LAM e o Banco de Moçambique decidiram criar uma Sociedade que se iria orientar para o transporte de turistas a que se deu o nome de MEX - Moçambique Expresso S.A.R.L, com sede na Cidade da Beira, absorvendo toda a frota até então existente. Esta nova Sociedade acabou sendo estabelecida tendo como sua principal actividade o transporte de passageiros, carga e correio, com carácter regular e não regular para aqueles destinos não servidos pelos aviões Boeing 737 da LAM.
Nos primeiros anos da sua existência, a recém criada empresa, a MEX, para além de voos regulares, prestou serviços à ONU, CNE e STAE. Como resultado da boa prestação nestas operações e da experiência acumulada, a MEX foi convidada a prestar serviços às Nações Unidas (ONU) em Angola e no Congo-Kinshasa.
Com o aumento de voos domésticos, a MEX começou, em 2002, um processo de renovação da sua frota, tendo adquirido em regime de leasing operacional duas aeronaves Jetstream 4100 (J41), com os quais consolidou a operação de voos domésticos e abriu outras frentes regionais, nomeadamente para Durban e Joanesburgo.
Em 2008 a MEX introduziu na sua operação duas aeronaves do tipo Bombardier Q400, sendo que a terceira foi introduzida em 2010. Com estas aeronaves a empresa consolidou a sua operação regional e alargou-a para destinos turísticos como Vilanculos, Inhambane e ainda voos para Tete e Chimoio. Para além de voos regulares, a MEX realizava voos para empresas de renome, como era o caso da Rio Tinto, Vale Moçambique, Hidroeléctrica de Cahora Basa entre outros.
Em 2013 a MEX deu um salto na sua frota com a introdução de aviões a jacto, os Embraer 145 (ERJ145). Estas aeronaves para além de oferecerem mais conforto são mais velozes em comparação com a frota Q400, que vieram substituir.
A MEX opera actualmente 3 Embraer 145. A empresa opera para vários destinos no país e na região, com destaque para Joanesburgo.
A MEX oferece os seguintes serviços:
- Voos regulares para destinos Domésticos;
- Voos charters;
- Serviços de assistência em terra a aeronaves e passageiros;
- Assistência em terra a voos VIP’s;
- Assistência em terra a voos charters;
- Suporte operacional a voos;
- Aluguer de tripulações (Aeronaves ERJ145);
- Manutenção de Aeronaves;
- Hangaragem de aeronaves;
- Inspecções de rotina (Aeronaves ERJ 145);
Os clientes da MEX - Moçambique Expresso, SA., incluem empresas multinacionais de mineração, companhias aéreas, instituições governamentais, organizações humanitárias, operadores de carga aérea e logística, operadores turisticos e uma ampla gama de clientes corporativos.
A MEX - Moçambique Expresso, SA., também oferece opções de fretamento de aeronaves para todo o território Nacional.
Mex Frota (Fleet)
- 03 Aeronaves Embraer 145